Destaques do ano

Os fatos mais relevantes do ano, que fizeram sua Entidade de previdência privada elevar a qualidade da administração, dos investimentos, da comunicação, do atendimento, da fiscalização e do pagamento de benefícios, com o objetivo de prestar serviços de excelência a você.

Palestra presencial São Paulo (19/10/2022)

Migração de planos

A Migração Voluntária do Plano I para o Plano II da CargillPrev chamou a atenção do participante em boa parte do ano de 2022. O estudo, iniciado em 2018 com revisão dos regulamentos dos Planos de Aposentadoria e Plano de Benefícios, previa flexibilização de acesso aos benefícios, além de adequação aos benefícios de risco e também a opção de migração voluntária.

O processo foi desmembrado por determinação da Previc – o órgão regulador dos fundos de pensão –, quando concluímos primeiro a revisão dos regulamentos em 2020 e em seguida iniciamos um novo processo relativo à migração.

Finalmente, o processo de migração, após uma série de requerimentos de complementação de dados, foi aprovado pela Previc em maio de 2022. A partir da autorização oficial, seguimos com a sua implementação.

Fábrica de Ilhéus (17/10/2022)

No processo, foi dada a opção a todos os participantes ativos, autopatrocinados, aposentados e vinculados pertencentes ao Plano I para migrarem voluntariamente para o Plano II, de forma definitiva e irretratável. As principais vantagens da migração foram: transferência do crédito de migração individual apurado atuarialmente até a data da aprovação; transformação do saldo total existente, considerando contribuições de participante e de patrocinadora em “saldo de participante”; repique de 150% para as novas contribuições de ativos; saque de até 25% do saldo migrado para aposentados; e eliminação da obrigatoriedade relativa ao custeio BD para os autopatrocinados.

Atendimentos presenciais em Uberlândia – Fábrica (18/10/2022)

Para auxiliar os participantes na tomada de decisão, disponibilizamos um simulador de benefícios que permitiu ao participante visualizar o saldo de migração individual e cenários comparativos entre os dois planos a longo prazo, levando em consideração a especificidade de cada pessoa. O prazo para análise e formalização da opção foi de 60 dias, entre setembro e outubro, e a formalização da opção ocorreu exclusivamente pelo simulador online, mediante confirmação com token de validação individual e envio do termo assinado digitalmente.

SITE EXCLUSIVO – No período, o participante teve acesso a um site exclusivo que consolidava todas as informações do processo, como: os regulamentos dos planos, relatório de operações aprovado pela Previc, perguntas e respostas, gravação de palestras e reuniões online, materiais apresentados nas reuniões, acesso ao simulador de migração e agendamento de atendimentos individuais. Os atendimentos foram realizados pelos especialistas da CargillPrev, segundo uma agenda montada por ordem alfabética.

Realizamos ainda plantões online semanais com a equipe da Entidade, e em algumas sessões contamos com a participação do atuário do plano, que trouxe explicações e detalhes técnicos sobre os critérios de cálculo do crédito de migração, para que todo participante pudesse esclarecer suas dúvidas antes da tomada de decisão.

Para fazer a informação chegar a todos os participantes, nosso plano de comunicação contou com diversos canais de acesso como: comunicação individual por e-mail, Correios, chamadas via WhatsApp, canais corporativos como Cargill Comunica, murais e TVs locais, além de apresentações e plantões presenciais em algumas localidades com maior número de funcionários elegíveis ao processo, como São Paulo/SP, Uberlândia/MG (fábrica e CBS), Barreiras/BA, Ilhéus/BA, Três Lagoas/MS, Santarém/PA e Miritituba/PA.

Além de auxiliar a tomada de decisão, o processo de migração constituiu um importante momento para que os participantes do Plano I pudessem entender melhor o funcionamento e complexidade do plano ao qual pertencem. O processo resultou em 473 migrações, o que representa cerca de 20% do público elegível e 231 milhões de reais migrados para o Plano II (veja quadro). O resultado foi considerado bastante representativo, por ser uma decisão voluntária do participante e, apesar de a CargillPrev não perseguir uma meta específica, o impacto atuarial da migração foi representativo com reflexo no longo prazo para o plano.

Eleição de conselheiros

De 26 de janeiro a 15 de março de 2022, a CargillPrev realizou o processo eleitoral que definiu os novos representantes dos participantes nos conselhos Deliberativo e Fiscal, para cumprimento do mandato de 2022 a 2025.

Trata-se de um requisito legal realizado a cada 3 anos, pelo qual são eleitos os novos representantes dos participantes nestes dois órgãos de governança da Entidade, sendo duas vagas para Conselho Deliberativo e uma para o Conselho Fiscal.

Todas as etapas foram concluídas, como candidatura, avaliação e homologação dos elegíveis, campanhas dos candidatos, votação, até chegar à divulgação dos eleitos pelo voto direto.

Foram computados 2.037 votos válidos, elegendo Gerson Adriano Buscarini Beraldo e Laerte Nogueira Porto Moraes para o Conselho Deliberativo e Gustavo Henrique Brito dos Santos para Conselho Fiscal.

Nossos agradecimentos a todos os que se candidataram a esse importante trabalho voluntário, e ótima gestão aos novos conselheiros!

R$ 1,5 bilhão!

No ano em que completou 34 anos de existência, a CargillPrev atingiu a marca de 1,5 bilhão de reais em patrimônio. Esse montante se consolidou pelas contribuições dos participantes e patrocinadoras, por meio da rentabilidade das nossas aplicações e estratégias de diversificação nos portfólios de investimentos.

Para comemorar o momento histórico, realizamos uma ação com os nossos participantes através de um quiz sobre a CargillPrev, que sorteou 10 kits exclusivos entre os que responderam corretamente a todas as questões. O sorteio ocorreu no dia 16 de abril de 2022, premiando oito funcionários ativos, um autopatrocinado e um aposentado.

Avaliação de riscos

Concluímos em abril o terceiro ciclo de avaliação de riscos da CargillPrev e iniciamos o plano de ação para reduzir as fragilidades identificadas e melhorar os controles internos. Para o próximo ciclo, serão incorporados os novos procedimentos e controles à luz da legislação vigente, como a avaliação interna de risco de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

Planejamento estratégico

Tão importante quanto cumprir com excelência nossas obrigações definidas para o exercício é termos um planejamento assertivo e robusto de médio e longo prazo para guiar nossas ações e empenhar nossas energias.

Com essa diretriz, iniciamos um processo de seleção de consultorias especializadas para apoiar a execução do Planejamento Estratégico da CargillPrev, que irá suportar as discussões com os dirigentes e definir as metas da Entidade para os próximos anos.

Este trabalho deve iniciar em 2023, e sua implementação ocorrerá conforme as metas estabelecidas.

Novo perfil de investimentos

Sempre atentos às melhores práticas de mercado e aderência às características dos nossos participantes, os órgãos de governança da CargillPrev aprovaram a realização de estudo para avaliação do atual modelo de perfis de investimentos, visando sua renovação.

O foco do estudo é avaliar um modelo que permita ao participante um melhor entendimento da dinâmica dos perfis, conscientização sobre a importância de escolher um perfil adequado aos objetivos individuais e administrá-lo ao longo do tempo, além de trazer mais consistência nos retornos mensais, melhoria na gestão dos investimentos, através da agilidade na tomada de decisão sobre as movimentações de recursos e aprimoramento da governança nos processos.

No modelo atual, o participante define no ato da adesão ao plano e pode revisar semestralmente a sua opção de alocação de patrimônio entre Renda Fixa (exposição de 50% a 100%) e em Renda Variável (exposição de 0% a 50%, podendo segregar entre gestão ativa e passiva).

Com a efetivação do estudo, discussões e definição do novo modelo, a expectativa é que seja plenamente comunicado e implementado no primeiro semestre de 2023.

Risco de crédito

A Previc editou a Instrução Normativa nº 42, que define os critérios para a constituição de provisões para perdas associadas ao risco de crédito dos ativos presentes na carteira de investimentos, inclusive aqueles investidos via fundos abertos ou veículos não exclusivos.

O primeiro item a se destacar nessa nova Instrução é a necessidade de construir uma Política de Avaliação e Classificação de Crédito para definir as perdas possíveis associadas ao risco de crédito de maneira crescente, conforme o nível de risco e percentuais.

A CargillPrev atuou com uma consultoria especializada na elaboração da Política, que foi finalizada em dezembro de 2022 e já está em vigor, com a realização mensal da avaliação dos ativos de crédito e reporte ao órgão fiscalizador. Veja acima a tabela determinada pelo órgão regulador.

Novos aperfeiçoamentos

Além das iniciativas já mencionadas, que devem se concretizar em 2023, iniciamos a implementação de importantes normativos que devem se consolidar no decorrer do próximo ano. São elas:

• Controles internos

A Instrução Normativa Previc nº 34 dispõe sobre os controles internos que devem ser adotados pelas entidades para prevenir a utilização dos planos de previdência para a prática dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores (Lei nº 9.613, de 03/03/1998), e de financiamento do terrorismo (Lei nº 13.260, de 16/03/ 2016).

Na prática, a norma determina que as Entidades devem elaborar uma Política de Procedimentos Internos que determine as medidas tomadas para prevenção dos referidos itens, e um Relatório de Efetividade que documente o acompanhamento e efetividade da Política todos os anos.

A elaboração da Política está concluída e seguimos com as discussões para preparação do Manual de Avaliação Interna de Risco, que norteará a elaboração do Relatório de Efetividade. Esse documento, com data base 31 de dezembro de 2022, será encaminhado até 30 de junho próximo para apreciação dos conselhos Fiscal e Deliberativo.

• CNPJ por plano

A Resolução CNPC nº 46 instituiu o cadastramento dos planos de benefício no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica para fins de independência patrimonial dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar.

Com isso, cada plano de benefícios tem identidade própria
e individualizada quanto aos aspectos regulamentares,
cadastrais, atuariais, administrativos, contábeis
e de investimentos e deve manter independência patrimonial
em relação aos demais planos administrados
pela entidade, assim como em relação à Entidade que
o administra.

A partir da entrada em vigor da resolução, a CargillPrev providenciou as atualizações necessárias, inclusive abrindo novas contas correntes para cada plano e ajustando os cadastros nos fundos de investimento. O processo será finalizado no primeiro trimestre de 2023, para cumprimento do prazo limite previsto pela legislação de 30/06/2023.

• Flexibilização nos institutos legais

A Resolução CNPC nº 50 dispõe sobre algumas flexibilidades opcionais e obrigatórias com relação aos institutos legais oferecidos aos participantes que ainda não estão em gozo de benefício mensal, que são: benefício proporcional diferido (BPD), portabilidade, resgate e autopatrocínio.

Os diversos pontos da norma trazem harmonização e facilidades para os planos das entidades fechadas de previdência complementar. A CargillPrev irá realizar estudo detalhado do tema para implementá-los, além de eventuais flexibilizações nos benefícios previstos nos atuais regulamentos dos planos. A conclusão do estudo está prevista para este primeiro semestre, com implementação das alterações após aprovação da Previc.

Patrocinadoras

As empresas que oferecem este benefício a você e fazem contribuições na conta em seu nome.

  • Armazéns Gerais Cargill Ltda.
  • Banco Cargill S.A.
  • Black River Brasil Gestora de Recursos Ltda.
  • Cargill Agrícola S.A.
  • Cargill Agro Ltda.
  • Cargill Alimentos Ltda.
  • Cargill Comercializadora de Energia Ltda.
  • Cargill Prolease Locação de Bens Ltda.
  • Cargill Transportes Ltda.
  • Cargillprev Sociedade de Previdência Complementar
  • Casa & BSL Ltda.
  • Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Cargill
  • Fundação Cargill
  • Innovatti Ind. e Com. Esteres Sintéticos Ltda.
  • Specialties Ind. e Com. de Produtos Alimentícios Ltda.