Mensagem da Superintendente

Solange Ferreira
Diretora Superintendente

Podemos olhar para 2022 com alívio em relação aos dois anos anteriores. A pandemia de covid-19 arrefeceu, e o brasileiro pôde caminhar até a padaria da esquina sem medo de se contaminar. Foi bom voltar a cuidar de nossa saúde integral, e não apenas contra uma doença específica. Foi bom fazer planos para o futuro com maior certeza de que chegaremos lá.

Cuidar do futuro é o que fazemos na CargillPrev. Dinheiro não é tudo na vida, mas buscar maior conforto financeiro para você e sua família está a seu alcance em nossos planos de Aposentadoria (Cargill I), de Benefícios (Cargill II) e Mais Vida (Cargill III). Veja como administramos isso tudo para você neste Relatório Anual de 2022.

Como todo o mundo corporativo, na CargillPrev aproveitamos lições da pandemia para melhorar a administração e facilitar a vida do participante. Ferramentas tecnológicas permitiram o trabalho híbrido e as reuniões online, com possibilidades ampliadas de interação, acesso à informação e economia de recursos.

A tecnologia viabilizou a transparência do processo de migração voluntária do Plano I para o Plano II. Fornecer informações individualizadas e tirar dúvidas de cada participante do Plano I foi um desafio longo, complexo e abrangente da Equipe CargillPrev. Foi um grande trabalho, 473 participantes escolheram a migração entre planos, o que representou 20% do total dos participantes do Plano I. Ao final, cremos ter realizado o possível para cada um tomar sua decisão com consciência.

No front da administração, estamos empenhados em minimizar fragilidades e melhorar controles internos da CargillPrev, como resultado do terceiro ciclo de avaliação de riscos encerrado no ano passado. Neste momento, iniciamos o processo de planejamento estratégico para definição de metas, visando atender com excelência aos objetivos do participante nos próximos anos.

Recebemos com satisfação três novos representantes dos participantes nos conselhos Deliberativo e Fiscal da Entidade. O recurso tecnológico mais uma vez conferiu enorme representatividade aos conselheiros eleitos por voto direto. Na eleição online, foram computados mais de 2 mil votos válidos. Sejam bem-vindos!

Um quiz sobre a CargillPrev abriu as portas para o sorteio de kits exclusivos para 10 participantes, em comemoração à marca de 1,5 bilhão de reais em patrimônio atingida pela Entidade nestes 34 anos de existência. O patrimônio é todo seu e dos colegas que fizeram contribuições aos planos e receberam as contribuições da patrocinadora, mais os rendimentos das aplicações.

A gestão patrimonial continuou desafiadora em 2022, pois, além dos rigorosos lockdowns na China que afetaram as cadeias produtivas e consequentemente os índices de inflação, tivemos a guerra entre Rússia e Ucrânia e eleições presidenciais.

Desde o último trimestre do ano passado, o comportamento dos indicadores setoriais indica desaceleração bastante disseminada da atividade econômica, e este quadro se manteve nos primeiros meses de 2023. Os dados mais recentes mostram que o processo de desinflação da economia brasileira vem se consolidando nos últimos meses, o que abre espaço para futuros cortes dos juros.

Para 2023, nosso foco estará na implementação de novos perfis de investimentos. Preparamos a reformulação de nossos perfis de investimento, para facilitar o entendimento e a escolha do participante sem perda de flexibilidade no ajuste a suas expectativas. Também teremos ampla comunicação sobre cada perfil oferecendo aos participantes mais possibilidades para administrar seu patrimônio.

Prosseguiremos no aperfeiçoamento da gestão administrativa, para entregar uma previdência privada com a qualidade que você merece.

Boa leitura!