Mensagem da Diretoria-Executiva

Neste momento em que as preocupações mundiais se voltam para a pandemia do coronavírus, a MSD Prev apresenta a você o Relatório Anual de Informações referente ao exercício de 2019.

Aqui você encontra boas notícias de seu fundo de pensão. Na conjuntura desafiadora no Brasil e no mundo no ano passado, a MSD Prev deu mais um passo para diversificar seus investimentos. Desde agosto, passamos a aplicar parte dos recursos em renda variável para apurar ganhos em longo prazo, uma vez que os juros prosseguem em queda, e a inflação continua sob controle.

O processo de diversificação foi conduzido com muita cautela, de modo a manter o foco na política de preservação do capital do participante. A remuneração líquida de seu investimento atingiu 10,25% no ano, enquanto permaneceu praticamente inalterada a porção reservada ao segmento de renda fixa, mais conservador, por volta de 82% do patrimônio.

A MSD Prev ficou ainda mais sólida em 2019. Agora somamos 2.718 participantes, uma evolução de 14% sobre o ano anterior. O patrimônio social da Entidade chegou a R$ 669 milhões, com acréscimo de 7% sobre o ano anterior, após o pagamento de aposentadorias e demais despesas.

CENÁRIO DESAFIADOR – A administração da MSD Prev enfrentou mais um ano de conjuntura turbulenta em busca dos melhores resultados. No Brasil, a pauta fiscal dominou as discussões no mercado durante o primeiro ano do novo governo.
O quadro inflacionário permaneceu estável, o que permitiu a redução da taxa de juros a 4,5% ao ano em dezembro, queda que prosseguiu em 2020 até chegar aos atuais 3,75%, a menor taxa da História. A lentidão das reformas estruturais, porém, refletiu-se em modesto reaquecimento da atividade econômica.

O emprego e a renda dos brasileiros pouco melhoraram, com cerca de 12% da população economicamente ativa chegando ao fim do ano desocupados. A melhor notícia veio no último trimestre, com a aprovação da Reforma da Previdência Social. Foi o final de uma batalha no Congresso que promete economizar R$ 800 bilhões em 10 anos, aliviando as contas do governo.

No exterior, o temor da redução do crescimento global provocou intervenções dos bancos centrais, promovendo políticas monetárias expansionistas, com taxas de juro beirando a zero ou negativas. O cenário teve o complicador de políticas nacionalistas em economias avançadas, que provocaram incerteza nos mercados financeiros.

Os Estados Unidos endureceram posições em sua relação comercial com a China. No outro lado do Atlântico, o processo do Brexit – a saída do Reino Unido da União Europeia – levantou novo ponto de interrogação sobre o futuro econômico da Europa. E o motor emergente da economia mundial, a China, preocupou com a desaceleração de seu crescimento e as dúvidas sobre a estabilidade de seu sistema financeiro.

Claro que nenhuma dificuldade anterior se compara à situação provocada por esta pandemia. Mas a crise passará. E você tenha a certeza de que a MSD Prev estará a seu lado, em seu caminho para uma longevidade sustentável financeiramente.

Boa leitura

Diretoria-Executiva