Destaques do Ano

Os fatos mais relevantes do ano, que fizeram sua Entidade de previdência privada elevar a qualidade da administração, dos investimentos, da comunicação, do atendimento, da fiscalização e do pagamento de benefícios, com o objetivo de prestar um serviço de excelência a você.

Planos modernos

Você deve ganhar em breve um plano de previdência mais moderno e flexível, em linha com as melhores práticas de mercado. Veja as principais propostas de alteração dos regulamentos dos planos Cargill I e Cargill II, que se encontram em análise na Previc, o órgão que regula o funcionamento dos fundos de pensão:

• Migração opcional do Plano I para o Plano II.

• Todos os participantes poderão contribuir ao plano, independentemente de seu salário.

• O aposentado poderá optar entre três tipos de renda mensal: por percentual do saldo, por tempo determinado e por valor fixo em reais.

• O tempo de vinculação ao plano deixará de ser condição para receber benefícios.

• O resgate integral do saldo será permitido ao participante no momento da aposentadoria.

• A idade de 65 anos será o limite para receber contribuição da patrocinadora.

Você pode consultar o texto completo das propostas neste site da Cargillprev.

Conselheiros eleitos por você

A CargillPrev promoveu em março mais uma eleição para representantes dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. A candidatura foi livre, segundo o Regulamento do Processo Eleitoral, e puderam votar todos os participantes pela internet. Foram eleitos:

• Daniela de Morais – Conselho Deliberativo

• Gabriela de Mattos – Conselho Fiscal

• Laerte Moraes – Conselho Deliberativo

Os demais candidatos são considerados suplentes, pela ordem de votação, e serão chamados a assumir o cargo em caso de vacância.

Diversificação dos investimentos

A CargillPrev prosseguiu em seu objetivo de diversificar investimentos, em resposta ao cenário de queda da Selic (taxa básica de juros), hoje de 3,75% ao ano. Após indicação do Comitê de Investimentos – órgão de assessoria formado por especialistas em investimentos –, a Entidade alterou algumas referências (benchmarks) dos planos Cargill I, Cargill II e Assistencial. Como resultado, foi flexibilizada a atuação dos gestores de investimento, para buscarem melhores resultados em longo prazo para seu dinheiro.

Mais perto de você online

As “lives” viraram moda em tempos de quarentena, mas, no ano passado, a Equipe CargillPrev já utilizou com sucesso o recurso online para se comunicar com os participantes. Foram realizadas palestras sobre diversificação de investimentos na época da renovação de percentuais, com cerca de 300 pessoas por sessão. Também foi marcado um Bate-Papo a cada 3 meses, para esclarecer dúvidas sobre os planos e incentivar a adesão de novos participantes.

Governança reforçada

O Conselho Fiscal é um órgão da administração que tem a função crítica de assegurar que as boas práticas de governança são observadas na CargillPrev. No ano que passou, a Entidade reforçou seu papel, criando um manual de procedimentos que descreve suas responsabilidades e limites de atuação. Fica assim garantida a uniformidade e a continuidade de seus trabalhos.

Riscos controlados

Foi finalizado o segundo ciclo de avaliação de riscos e controles internos da CargillPrev. Iniciado em 2018, o processo consiste em avaliar em ciclos os riscos de gestão e os controles internos, e monitorar o cumprimento das obrigações e exigências dos órgãos reguladores. Seu fundo de pensão passa no teste das melhores práticas de governança corporativa.

Plano Assistencial

O estudo e revisão de tributação sobre os recursos do Plano Assistencial foi realizado em 2019. Em consequência, foi ajustado o recolhimento de PIS/Cofins e de imposto de renda, em conformidade com a interpretação atual dos normativos oficiais.