Mensagem da Superintendente

Solange Ferreira – Diretora Superintendente

O ano de 2020 ficará marcado em nossas memórias e lembrado na História como um período de incertezas, suspensão de rotinas, adaptações e reflexão. Certamente tivemos um salto tecnológico, mas principalmente de consciência para uma vida com mais significado. É com esse sentimento que apresento o Relatório Anual de Informações da CargillPrev referente ao exercício de 2020.

Desde o início da pandemia, nosso posicionamento foi pela preservação da vida e pela continuidade das atividades com todas as medidas de segurança orientadas pela Cargill. Assim, com o envolvimento de nossos colaboradores, diretores, conselheiros e com a compreensão de nossos participantes, mesmo em um ano desafiador, fechamos o ano com excelentes resultados e diversas ações.

Logo nos primeiros meses da pandemia, realizamos uma palestra virtual de esclarecimento e cuidados preventivos sobre a nova doença com os nossos aposentados. Eles também foram incluídos no Programa de Parcerias da Cargill, para acessarem novos produtos e serviços com descontos. E ainda passaram a receber as comunicações da empresa específicas sobre cuidados com saúde e bem-estar, junto com todos os funcionários ativos.

O programa de transição de carreira administrado pela CargillPrev, o Novo Tempo, foi oferecido no segundo semestre a todos os funcionários sem as limitações de idade e de banda salarial. Com a nova configuração, o programa atraiu um público quatro vezes maior do que anteriormente.

Obtivemos da Previc, o órgão regulador dos fundos de pensão, a aprovação da modernização dos regulamentos dos planos Cargill I e II, que entraram em vigor em setembro, trazendo importantes melhorias e harmonização dos planos.

Efetuamos o Terceiro Ciclo de identificação e monitoramento de riscos nos processos da CargillPrev, mantendo o rigor de boas práticas de mercado. Nesse sentido, também revisamos o manual do Conselho Fiscal, que traz mais solidez ao modelo de governança da Entidade.

Na área de investimentos, revisamos as regras do Multiportfólio, alargando a margem de escolha do participante para 50% de renda variável. Também estendemos a opção para perfis de investimento a quem participa do Plano Assistencial. Essas mudanças atendem aos que desejam aumentar a porção de seu patrimônio em investimentos de maior risco, em função da queda dos juros.

Enfrentamos um dos cenários mais desafiadores dos últimos anos. Além da aceleração do processo de queda dos juros básicos (taxa Selic) de 4,5% para 2,0% ao ano, o mercado financeiro passou pela instabilidade decorrente da Covid-19, que levou a bolsa de valores a cair até 40% nos primeiros meses do ano. Na renda fixa e na renda variável, os investimentos da CargillPrev mantiveram-se em linha com alguns dos indicadores do mercado financeiro, como você pode conferir na seção de Investimentos deste relatório.

Apesar do complicado ambiente de 2020, a CargillPrev se fortaleceu, confira neste relatório a evolução do patrimônio e do número de participantes dos planos Cargill I, Cargill II e Assistencial. A Entidade permanece entre as 100 maiores do Brasil no ranking da Associação Brasileira dos Fundos de Pensão (Abrapp).

Para 2021, entre os desafios podemos destacar a diversificação dos investimentos nos segmentos de renda variável e no exterior, e a submissão à Previc do processo de migração entre planos.

Este momento de reflexão também conduz ao pensamento sobre o futuro. Permanecemos atentos. Seguiremos atendendo a você online, cuidando de seu patrimônio, aperfeiçoando seu plano, administrando riscos e buscando servi-lo da melhor forma.

Boa leitura!