Educação Financeira e Previdenciária

QUE BOM, VOCÊ VAI FAZER 100 ANOS. COMO SERÁ?

A idade atingida pela população aumenta no mundo todo, e o brasileiro vive cada vez mais. E, para você viver mais e melhor, a CargillPrev indica como se preparar a partir de já.

A expectativa de vida da população brasileira atingiu 76 anos em 2018, a maior média da História, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O brasileiro nunca viveu tanto.  O fenômeno da longevidade é global, mas o Brasil envelhece mais rápido que outros países do mundo.

Veja só o crescimento do número de idosos no país. Hoje, 28 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos. Representam 13% da população. Daqui a 40 anos, o IBGE estima que essa faixa etária saltará para 73 milhões de pessoas. Serão 32% da população, o dobro da fatia de crianças até 14 anos, devido ao aumento da longevidade e à diminuição da natalidade. É fato, o brasileiro vive mais e tem menos filhos.

O gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade do Brasil, chama o atual envelhecimento da população de Revolução da Longevidade. “Já vivemos 30 ou mais anos que nossos avós”, constata.

A longevidade tem impacto direto sobre as políticas públicas de saúde e de previdência social, mas aponta também para a responsabilidade de cada um de nós. Devemos tomar atitudes para envelhecer com qualidade. Ao longo da vida, identificamos pelo menos cinco capitais em que você deve investir:

1)      CAPITAL VITAL – Cuide de sua saúde. É o investimento básico, faça seu check-up anual, coma com equilíbrio, movimente seu corpo. Seremos beneficiados com os avanços da medicina em tratamentos e vacinas, mas nada substitui investir num estilo de vida saudável.

2)       CAPITAL INTELECTUAL – Mantenha sua mente ativa. Participe de grupos de leitura, pesquise na internet, leia jornal, busque novos conhecimentos. Vale estudar para melhorar processos em seu trabalho, ou para preparar uma comidinha gostosa em sua casa. Importante é aprender sempre.

3)      CAPITAL AFETIVO – Cultive sua rede de relacionamentos. Mantenha e aprofunde amizades, fique perto de sua família, busque novos círculos de relacionamento. Colaborar com terceiros, assim como receber apoio e carinho, promove nossa autoestima e nosso bem-estar. O homem é um ser social.

4)      CAPITAL PRODUTIVO – Mantenha-se em atividade. Aproveite sua experiência e o conhecimento adquirido, invista em uma segunda carreira antes de se aposentar. Mesmo que você não necessite de renda extra, trabalhar pode manter você atento à vida como ela é, e ainda trazer desafios para seguir em frente.

5)      CAPITAL FINANCEIRO – Prepare-se para os gastos futuros. Aqui entra a CargillPrev, com seu plano de previdência que permite a você acumular capital aos pouquinhos, com a ajuda da empresa patrocinadora, e receber uma renda mensal no futuro. Seja mais prevenido ainda e faça também um seguro de vida e acidentes pessoais para minimizar imprevistos no presente. E monte uma reserva estratégica para cobrir despesas inesperadas de curto prazo.

Cuidar dessas dimensões humanas poderá trazer qualidade para sua vida até os 100 anos. Se é que você não viverá mais que isso. Ah, mas você é jovem e acha que terá tempo para se cuidar mais tarde. Cuidado, porque envelhecimento não é “coisa de velho”. A longevidade se inicia no momento em que nascemos.

Ou o contrário, você se culpa porque, além de participar da CargillPrev, pouco investiu nos outros capitais até hoje, daí que não daria mais tempo. Nada disso. A hora certa de começar é agora. Nunca é tarde demais.

“Não se cuidou aos 20? Comece aos 30. Não se cuidou aos 30, comece aos 50. Não foi aos 50, comece aos 80. Porque sempre haverá ganhos, embora quanto mais cedo começar, melhor”, diz o doutor Kalache. Então vamos iniciar já, e conte com a Cargillprev nessa jornada.