Mensagem da Superintendente

Solange Ferreira – Diretora Superintendente

E 2021 foi mais um ano em que a resiliência dos brasileiros e por que não dizer do mundo foi posta à prova. O prolongamento da pandemia prejudicou ainda mais os cidadãos que perderam renda nos últimos anos. Milhões de famílias foram fortemente impactados pela realidade que se estabeleceu
ao redor do globo.

O participante da CargillPrev destaca-se dessa massa por contar com um plano que olha para seu futuro. Os principais resultados das atividades você vê neste Relatório Anual de 2021.

Neste momento em que os cuidados sanitários tendem a voltar à normalidade possível, avaliamos com o espírito mais apaziguado as realizações do ano. A CargillPrev acaba de atingir o patrimônio histórico de 1,5 bilhão de reais, fruto das contribuições de participantes e patrocinadoras mais o retorno de investimentos ao longo de 34 anos desde a fundação.

A comunicação com o participante mereceu atenção especial neste período de atividades remotas. O site ficou mais bonito e amigável, e entrou no ar a nova Olívia, sua assistente digital dotada de poderosa inteligência artificial da IBM Watson. Você ganhou um novo simulador de aposentadoria, que lhe permite avaliar sua rota para o futuro desejado e testar hipóteses para melhorar suas perspectivas financeiras.

O aposentado participante do Plano Mais Vida (Cargill III), antigo Plano Assistencial, passou a contar com um novo sistema de reembolso de despesas médicas, desburocratizado e transparente. Para este ano de 2022, colocaremos em prática um plano de ação que levará educação financeira e previdenciária aos locais de trabalho, presencialmente, ao mesmo tempo que buscaremos reforçar o plano com novas adesões.

O Programa Novo Tempo, de transição de carreira e qualidade de vida na maturidade, encerrou o ano com o recorde de 380 participações. Já estamos no sétimo ciclo do Programa, que é oferecido a todos os funcionários ativos das patrocinadoras.

Nos investimentos, 2021 foi atípico e extremamente desafiador. A inflação ultrapassou todas as expectativas, terminando o período acima de 10%. Os juros básicos acompanharam a rota para o alto. Iniciaram o ano em 2,00% e findaram em 9,25%, com média de 4,40%. Ou seja, os juros reais ficaram negativos, e prejudicaram os fundos de pensão no cumprimento das metas atuariais (que são índices compostos de inflação mais taxa de juros). O cenário na renda variável também foi negativo. O índice Bovespa apresentou queda de 11,92%, que se refletiu no desempenho das carteiras passiva e ativa da CargillPrev.

Em 2021, a CargillPrev redesenhou seu processo de investimentos, diversificando carteiras com novas aplicações em renda variável, investimento no exterior e fundos multimercado. Foi contratada uma consultoria especializada em avaliação estratégica de investimentos, e a expectativa é de resultados de maior qualidade este ano. Veja mais detalhes na seção de Investimentos deste Relatório.

Os processos internos de governança da CargillPrev também estiveram em análise em 2021. Foi encerrado o terceiro ciclo de avaliação de riscos da Entidade, e este ano se inicia o quarto ciclo.

Neste início de ano, foram eleitos três novos conselheiros, representantes dos participantes junto aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Entidade para um mandato de três anos.

Por último, ressaltamos a importância do processo de migração voluntária dos participantes do Plano de Aposentadoria (Cargill I) para o Plano de Benefícios (Cargill II). O processo será aberto assim que o órgão regulador (Previc) der o sinal verde. Você que participa do plano Cargill I será comunicado por todos os meios disponíveis e terá tempo suficiente para decidir com consciência. Estará disponível um simulador com seus dados reais, e você poderá participar de palestras e sessões de atendimento individual. A migração deve fortalecer a Entidade como um todo, tornando-a mais moderna, oferecendo ao participante a decisão de escolha sobre o plano e opções de renda na aposentadoria.

Boa leitura!